AS PRINCIPAIS CAUSAS DA DOR CERVICAL

Você sofre ou já sofreu de dor cervical?

Bom, provavelmente, no mínimo, você conhece alguém que já sofreu de dor cervical. Esta é uma queixa frequente na população, e suas causas podem estar ligadas a diversos fatores.

Ainda, pode vir acompanhada de sintomas neurológicos em casos onde a raiz nervosa é acometida, ocorrendo a irradiação distal da dor ao longo dessa raiz nervosa. Com isto, pode ocorrer prejuízos na região como comprometimento da força, sensibilidade e reflexos.

As principais causas de dor cervical compreendem doenças que acometem a estrutura da coluna vertebral.

Grande parte dessas doenças apresentam como sintoma a dor muscular, que normalmente é desencadeada pela irritação dos músculos pelos ramos dorsais do nervo espinhal, além de responderem localmente a lesão da coluna causada por estas doenças.

A cervicalgia crônica

A cervicalgia crônica compreende a dor no pescoço, além do comprometimento da amplitude de movimento. O nível de intensidade da dor pode variar de pequeno desconforto até dores intensas, em casos mais extremos ainda pode ocorrer incapacidade.

Este sintoma vem se apresentando cada vez mais presente na população, uma das causas deste crescimento pode estar ligada a esta nova geração que passa a maior parte do dia “curvado” olhando para a tela de um smartphone.

A dor resultante da cervicalgia crônica pode ser responsável por mudanças significativas no estilo de vida do indivíduo, além da dependência de medicamentos e todas as consequências psicossociais que isto pode ocasionar.

As principais causas da dor cervical

A sensação dolorosa e a rigidez no pescoço podem estar ligadas a uma série de condições crônicas ou agudas, as principais incluem:

Torcicolo

O torcicolo é uma condição ocasionada pela tensão nos músculos do pescoço, resultando em sua contração. Com isto, se instaura a rigidez deste músculo comprometendo a movimentação parcial ou completa do pescoço, temporariamente.

Estenose Cervical

Este quadro consiste no estreitamento do óstio cervical interno, podendo causar dores na região.

Hérnia de disco cervical

Entre as vértebras espinhais localizam-se os discos fibrocartilaginosos, que consistem em uma camada externa fibrosa e um núcleo pulposo interno com textura gelatinosa.

A hérnia de disco é um quadro caracterizado pela protusão ou ruptura no ânulo fibroso, através de alterações degenerativas, sejam elas com ou sem traumatismo. Este ânulo fibroso é responsável por resistir às forças de tensão exercidas pela compreensão do núcleo pulposo.

Através da ruptura no ânulo, o núcleo pode ser pressionado para fora, resultando na hérnia. Graças a sua estrutura fluída pode extravasar, no entanto, essa condição é observada em indivíduos mais jovens, que apresentam discos mais hidratados.

Osteoartrite

Esta condição é caracterizada pelo desgaste e alterações na cartilagem articular. Ainda, é possível observar neste quadro hipertrofia óssea, o que resulta na formação de osteófitos, o que chamamos, vulgarmente, de “bico de papagaio”.

É comum a manifestação de sintomas como dor, rigidez ao acordar e edema articular.

Esta doença pode acometer a região cervical resultando na dor da região e torcicolo.

Espondilolistese

A espondilolistese é um desvio vertebral, onde uma das vértebras desliza sobre outra resultando na perda do alinhamento da coluna. Este quadro é mais comum na região lombar. No entanto, esta condição pode acometer também a região cervical. Podendo se caracterizar como um dos motivos da dor cervical.

Outros distúrbios podem ocasionar a dor cervical, como osteoporose, tumores na coluna cervical, ansiedade, depressão, dentre muitos outros.

Portanto, é importante uma avaliação mais profunda para se chegar à raiz do problema. Não deixe de consultar seu médico se este sintoma persistir.