O que é hérnia de disco?
A coluna vertebral é composta pelas vértebras e os discos que se intercalam entre elas. Estes discos são compostos pelo ânulo (parte externa do disco) e pelo núcleo pulposo (parte interna do disco) e tem objetivo amortecer o impacto sofrido pela coluna vertebral.
A hérnia de disco se instaura quando o ânulo não consegue conter com eficiência o núcleo pulposo.
Este ânulo exerce a importante função de conter a força transferida do núcleo pulposo quando este é comprimido. Com a ruptura desta estrutura, a pressão sofrida pelo núcleo pode pressioná-lo para fora, formando a hérnia.
Entretanto, este processo depende da fluidez do núcleo para que seja possível que extravase, assim, a herniação é menos provável de ocorrer em pacientes idosos, que vão perdendo a hidratação dos discos ao longo da vida, tornando estes menos fluidos.
A hérnia de disco é uma das principais causas de dor nas costas, podendo acometer mais de um disco em casos mais complexos. Seu fator desencadeante exato ainda não foi totalmente elucidado.
O quadro pode se apresentar de forma assintomática ou com dores frequentes.
Como é o tratamento de hérnia de disco?
O tratamento desta condição varia de acordo com a gravidade do problema, podendo ser recomendado de tratamentos clínicos a intervenção cirúrgica.
Tratamento não cirúrgico
Este tratamento visa a recuperação da força muscular, a flexibilidade e a função. Assim, é recomendado a educação postural, que dentre vários benefícios, visam diminuir a pressão intradiscal.
É indicado também que o paciente realize fisioterapia reabilitacional, que geralmente conta com alongamentos e reforço muscular dos músculos que atuam na estabilização estática e dinâmica da coluna.
Ainda, podem ser incluídos neste tratamento estimulação elétrica, acupuntura, massagem e tração.
É comum a inclusão da quiropraxia também, entretanto, sua eficiência no tratamento é controversa.
Tratamento farmacológico
Os medicamentos de primeira escolha para o quadro de hérnia de disco são os antiinflamatórios não esteroidais, com tudo, também é comum a prescrição de relaxantes musculares.
Eles são empregados em casos de dor extrema e por curto período de tempo. É destinado aos pacientes que não apresentaram bons resultados com o tratamento não cirúrgico e não são eletivos ao tratamento cirúrgico.
Tratamento cirúrgico
O tratamento cirúrgico se baseia na retirada da hérnia de disco, proporcionando assim um importante alívio dos sintomas. Este procedimento não é indicado para todos os pacientes, sendo papel do médico selecionar aqueles que os benefícios desta técnica vão sobressair aos riscos inerentes a esta técnica.
Neste cenário, a endoscopia de coluna é o procedimento mais moderno no tratamento de hérnia de disco. Se destacando por ser um procedimento minimamente invasivo, que dentre as muitas vantagens, ressalta-se a rápida recuperação e retorno do paciente às atividades do dia a dia.
O procedimento é realizado através de uma pequena incisão, onde é introduzido uma câmera com iluminação e instrumentos altamente precisos. Este método permite ao cirurgião a devida visualização do problema, assim como as estruturas nervosas.
Outra técnica muito empregada é a microdiscectomia aberta, neste procedimento ocorre a incisão planejada no nível do disco herniado, havendo retração delicada dos elementos neurais e por fim a retirada da hérnia de disco sob visão direta.
Vale ressaltar que existe uma variedade muito grande de técnicas cirúrgicas voltada para o tratamento da hérnia de disco.
Recuperação do tratamento de hérnia de disco
O tempo de recuperação total é relativo e depende de alguns fatores. Em uma cirurgia onde não houve nenhuma complicação, é normal que o paciente ganhe alta em até 24 horas após o procedimento
Os pacientes podem apresentar algumas limitações em realizar certas atividades na primeira semana pelo desconforto na região da cirurgia, mas de modo geral os exercícios físicos intensos demandam um tempo maior para o retorno, cerca de um mês.
Além disso, para se garantir a eficiência do procedimento é recomendado a realização de fisioterapia.